quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sobre Teologia

Sobre Teologia

AT -  Antigo Testamento, vai do Gênesis até o livro de Malaquias.
NT -  Novo Testamento, começa com os Evangelhos Sinóticos e vai até o Apocalipse.

Tradição  oral- As histórias que se contavam e que passavam de      pessoa para pessoa

Tradição escrita - As histórias que antes eram narradas e levadas de boca em boca, passaram a ser escritas e começou a ser usada a pele de cordeiro o que conhecemos por pergaminhos e em seguida os papiros feitos com folhas de eucalipto  E assim a palavra de Deus e de Jesus passou a ser conhecida por toda a humanidade, é o que chamamos de Bíblia ou Sagradas Escrituras.

Bíblia - significa biblioteca

SE- significa livros religiosos ou sagrados,  contam a história do povo de um  Deus único, os Monoteístas.
                              

                                Os escritos do  Mar Morto

Há pouco tempo atrás, já no século XX, 1947, foram encontrados uns pergaminhos de couro grosso escritos em hebraico, aramaico e grego  em um lugar chamado de Mar Morto, um lugar onde nenhuma criatura, algas marinhas ou peixes viviam, é o lago mais salgado do mundo e a região uma das mais inóspita do mundo, um deserto com temperatura variando de 30º a 40º, é também o ponto mais baixo da terra.
 Nesse deserto viviam em uma comunidade um grupo de pessoas com crenças religiosas  específicas, que acreditavam e oravam a um só Deus, chamavam-se Essênios do Mar Morto e sua comunidade chamava-se Qumran.
Durante muitos anos os escritos do Mar Morto ficaram escondidos e conservados em cavernas dentro de potes de barro. 
No ano de 1947, dois jovens beduinos que pastoreavam cabras e ovelhas perto da região acharam os escritos.
Os pergaminhos do Mar Morto são as cópias mais antigas da Bíblia do  Velho Testamento, todos os livros bíblicos estão representados, exceto o  livro de Ester. Esses pergaminhos foram preservados por mais de 2000 anos, mais de 900 textos foram encontrados em Qumran, eles levaram cerca de 54 anos para serem publicados, de 1947 a 2001. A edição oficial dos textos foram publicadas pela Universidade de Oxford em 39 volumes. A serie publicada recebeu o nome de DISCOVERIES IN JUDEAN DESERT (DJD).
 UM legado para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário